25 de novembro de 2016

SACHÊ DE SAGU


Olá pessoal, tudo bem?

E chegou mais um dia de apresentarmos o nosso projeto que ora estava encalhado no baú ou simplesmente na "cachola", rs. É tão bom ver uma ideia sendo planejada e logo tomando forma. O problema é que, o que deveria ser "logo", perdura por dias, meses, anos, aí vem a frustração de um projeto não realizado. Mas graças ao Um Projeto por Mês, idealizado pela nossa querida e amada Márcia, do blog Poções de Arte, os nossos problemas "siacabaram!" Não sabe do que se trata o projeto? Então não perca mais tempo, clique aqui e junte-se a nós que essa turma é das boas!! 

O projeto que trago para este mês é bem antigo, ele começa exatamente no dia 12/04/11 quando eu assistia o programa da Ana Maria Braga e vi ela mostrando uns sachês perfumados feitos com sagu, eu até falei deles lá no meu outro blog o Vivendo e Aprendendo (veja aqui). Eu ainda escrevi lá no post assim: "Quando eu fizer os meus sachês de sagu coloco as fotos aqui pra vocês." Na época, eu comprei todo o material para preparar os sachês, mas... nada de sachê e nem doce eu fiz com o sagu, rs. 😒

5 anos depois...

Oiii gente, vim mostrar pra vocês os meus sachês de sagu! Demorou 5 anos porque o sagu veio da Nova Guiné no lombo de um burrinho e só chegou aqui agora. 😜

Fala sério, né?! Sinceramente não sei por quê demorei tanto tempo para fazer esses sachês, mas aí estão eles. Não ficaram com a cor que eu imaginei, mas gostei da funcionalidade que foi perfumar os armários. Devia de ter deixado o sagu branquinho mesmo, mas agora já era! Rs


Eu fiz um pouco diferente da receita postada no Vivendo e Aprendendo, fiz assim:

Material utilizado:

1) 250g de sagu de mandioca
2) 2 colheres (sopa) de essência de sua preferência
3) 1 colher (sopa) de veículo para perfume ou fixador
4) Corante alimentício (opcional)
5) Recipiente para preparar a essência
6) Colher para misturar
7) Saco plástico
8) Saquinho de organza ou tule (fitas para decorar)


Preparo:

No recipiente, misture a essência, o veículo para perfume, o corante e mexa com a colher.


Coloque o sagu no saco plástico.


Despeja a mistura de essência sobre o sagu.


Misture bem com as mãos para que a cor e a essência possam aderir ao sagu.


Feche o saco e aguarde 24 horas para que o perfume possa fixar melhor no sagu.


Depois deste tempo, distribua o sagu nos saquinhos.


Amarre e decore do seu gosto.

Aqui usei saquinho de organza que comprei numa loja de artesanato

Aqui usei tule, amarrei com fita de cetim e colei florzinha com cola quente

Dicas da Si:
  • Eu usei duas essências: lavanda e alfazema.
  • Segundo a moça da loja de artesanato, o veículo para perfume já contém fixador e outros ingredientes necessários para se fazer um bom perfume, usando só o fixador não é o suficiente para um melhor resultado, por isso ela me indicou o veículo para perfume, mas você poderá usar um ou outro. Confesso que pra mim é tudo a mesma coisa (leiga total no assunto, rs).
  • Coloque os sachês em armários, gavetas, estantes ou aonde quer que fique perfumado, só não coloque nos armários da cozinha, ok?!
  • Não coloque os sachê sobre as roupas, pois podem manchá-las.
  • Quando for colocar o sagu nos saquinhos, se perceber que eles estão um pouco oleosos, espere secar mais um pouco antes de colocar nos saquinhos ou seque com papel toalha.
  • Não precisa usar o corante se não quiser, foi o que eu deveria ter feito. Pode deixar o sagu branquinho mesmo. Eu usei corante amarelo, mas achei que ficou muito apagadinho, aí coloquei por cima um verde e criei a cor "cruz credo". kkkk.
E é isso, pessoal! Mais um projeto realizado! Viva!!!


Para conhecer melhor o projeto clique no banner abaixo.


Participantes deste projeto (atualizando no decorrer das visitas):

Poções de Arte: Placa de Natal corações
Alê Bordados e Crochê: Ponto cruz...
Retalhos de Algodão: Almofadas natalinas
Se a minha bici falasse: Mais mimos para o Arthur
Decoração e Invenção: Cabideiro DIY
Alegrias e Artes em Tecido: Mobile de balão
Brincando na Minha Casinha: Pinturas + Organizadores + Flores de Natal
Detalhes e Artes: Árvores de Natal artesanais



13 comentários:

  1. Oi Si,
    Gostei muito! Vou ver se arrumo tempo de fazer para o natal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei estes saquinhos tão lindos, delicados e perfumados. Uma ideia maravilhosa!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Si, bt!
    Eu precisei me ausentar um pouquinho por conta de uma obra +- de emergência aqui por causa de um vazamento no cano da MK de lavar, e já que tinha que quebrar, o resultado foi pintar logo o aptº todo kk. É muito cansativo, mas hoje já estou um pouco mais folgada kk.
    Amiga linda, muito obrigada mesmo pelo seu carinho. Bjssss e uma semana linda e abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  4. Ah, voltei p/dizer que quero fazer o sachê pq eu adoro abrir o armário e sentir um cheirinho gostoso. Só não sei se vou ter tempo kkk.
    Mais bjs amiga

    ResponderExcluir
  5. Um bonito e delicado trabalho! Realmente artístico, artesanal...
    Obrigada pelo carinho por lá, despedida p férias...
    Um abraço, de cá...

    ResponderExcluir
  6. Que lindo e delicado e bem perfumado! Ótima ideia!

    Vim agradecer teu carinho por lá e dizer que não estás atrasada. Foi ontem e sempre é tempo de carinhos... Valem muito! OBRIGADÃO! bjs, chica

    ResponderExcluir
  7. rsrsrs como sempre, um post muito bem escrito e explicadinho. Num guentei com a cor "cruz credo" rsrsrs. Mas é isso aí, só descobrimos fazendo. Eu também não colocaria o corante pq vai que mancha né? E quanto ao veículo ou não, pra mim também é tudo a mesma coias... aí só vendo com os "universitários" rsrs. Cinco anos depois e armários perfumados... \o/\o/\o/\o/... mas não é? Por isso que conto pra vcs que se não fosse essa motivação mútua estava tudo igual lá na Caverna também. Com certeza, aquela lateral de caixote estaria no mesmo lugar rsrsrs.
    Gostei dos dois modelinhos que fez, mas o de tule, com as flores, ficou bem delicadinho e as essências que escolheu, são minha favoritas!
    E nosso problemas "siacabaram", agora fazemos!!! Em janeiro estamos de volta e com força total.
    Seu pap ficou lindo com suas fotos e já estou curiosa com o de Janeiro. Obrigada pela companhia e todas as participações. Será uma honra tê-la novamente nessa interação e que mais meninas se juntem "na causa" rsrs.
    Atualizando agora.
    Feliz semana e abraços esmagadores.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sileni....

    Que delícia armários perfumados e com custo baixíssimo! Melhor ainda quando a gente quem faz né... verdade, ficaram funcionais e fofos.
    Amei.
    Parabéns pelo projeto concluído. É como eu sempre falo, antes tarde do que nunca, heheheee - a grande maioria dos meus projetos são assim de looooonga data, hahahaa

    Beijokas mil, amada.
    Seu link já está atualizado na casinha.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Amiga, estou rindo aqui da sua nova cor viu!
    hehehe
    Eu sempre tive vontade de fazer esse sachê, mas sempre deixo pra lá, por não saber se realmente perfuma, e agora vendo os seus, vou fazer...adorei...e gostei mais dos que vc fez com o tule, ficou tão delicadinhos!
    Parabéns! Vc conseguiu fazer e isso q. importa...
    Já levei o seu link!
    Linda semana!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  10. Nossa,isso que é projeto do fundo da gaveta em!Ainda bem que vc conseguiu fazer! Ficaram lindos! Eu ia fazer também para lembrancinha de nascimento do Kael e nem fiz. Bjss.

    ResponderExcluir
  11. Oi Sileni
    Adorei sua ideia, um mimo muito fofo pra presentear no Natal.
    Vou mostrar pra minha filha, ela adora fazer sachês.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. É o maximo minha mãe faz, obrigado pela visita, tenha uma semana abençoada.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  13. Sileni,
    Que idéia boa e fácil de fazer.E nem te conto que tenho sagu vencido...rsrs...Vou aproveitar ainda essa semana o coitado esquecido no fundo da despensa.Com sua dica, vou deixar tudo cheirosinho por aqui.
    Essa cor cruz credo parece com a Deus me livre...kkk...que só tem na minha paleta de cores...kkk...Esse projeto da Bruxinha, faz a gente se mover mesmo.E se anime e vem participar "cunóis" na segunda natalina :)
    Besitos e tenha uma semana abençoada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...